terça-feira, 2 de setembro de 2014

ROTINA




A importância da rotina na educação infantil


Fernanda Mallmann

As escolas possuem uma rotina e é por meio dela que os professores, alunos e toda a comunidade escolar desenvolvem o seu trabalho.  Podendo assim dizer que rotina escolar significa desenvolver o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor forma possível.
Para a criança, é fundamental que exista uma rotina para que ela se sinta segura, possa desenvolver a sua autonomia assim como, ter o controle das atividades que irão acontecer, é importante, ver a criança como um sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos, amizades e sua identidade cultural.
A idéia central é que as atividades planejadas devem contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como as situações são organizadas e, sobretudo, permitindo ricas e variadas interações sociais”. (DIAS, 2010, p. 13).
O período que a criança passa pela Educação Infantil, segundo Thiessen e Beal (1998, p. 10), é muito importante para “a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, conseqüentemente, de seu desenvolvimento integral e harmônico”.  É nesse nível de ensino que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado à medida que a criança se desenvolve.
Nas escolas de Educação Infantil, a rotina torna-se um fator de segurança, pois orienta as ações das crianças e dos professores favorecendo a previsão de situações que possam vir a acontecer. Isso não significa que se deve transformar o dia-a-dia escolar em uma planilha com atividades rígidas e inflexíveis, mas sim adequar às atividades diárias ao ritmo da escola, das crianças e do professor. Portanto, a rotina pode e deve sofrer modificações e inovações quantas vezes forem necessárias. Barbosa afirma que:
 “A rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da Educação Infantil que opera como uma estrutura básica organizadora da vida cotidiana diária em certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola. Devem fazer parte da rotina todas as atividades recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva, mas nem por isso precisam ser repetitivas”. (BARBOSA, 2006, p. 201).
A rotina é uma prática com diferentes ações que ocorrem em nosso cotidiano e ela possibilita que a criança oriente-se na relação espaço/tempo, reconhecendo seu andamento, dando sugestões e propondo mudanças. Levando em consideração as necessidades da criança, é fundamental que dentre os elementos que compõem a rotina façam parte os horários de alimentação, higiene, escovação de dentes, calendário, chamada, roda de música, oração, momento da novidade, ajudante do dia, hora do conto, repouso, atividades lúdicas e significativas, jogos diversificados como faz-de-conta, exploração de diversos materiais, ou seja, atividades que estimulem o desenvolvimento da criança. (MASSENA, 2011).
A rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida e os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças.



-BARBOSA, Maria C. S. A Rotina nas Pedagogias da Educação Infantil: dos binarismos à complexidade,Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p. 56-69, Jan/Jun2006.
-MASSENA, Renata S.Entrelaçamentos Entre as Concepções do Educar e do Cuidar na Educação Infantil.
-THIESSEN, Maria Lucia; BEAL, Ana Rosa.Pré-Escola, Tempo de Educar. São Paulo: Ática, 1998.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário