terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mitos e Verdades ....




Trabalho científico

                                                                                                 Mirta Elisa Gohlke


          O trabalho de conclusão de curso conhecido como TCC é tão esperado e temido pelos estudantes, para auxiliar nesta atividade no ponto de vista prática o trabalho de conclusão exige a delimitação de um único tema de estudo neste processo de pesquisa. O estudante irá através deste comunicar sua criação, registrar as descrições, sua análises, as reflexões, as conclusões, investigar os problemas e levantar possíveis soluções  e hipóteses para os possíveis caminhos de pesquisa que realizou procurando novos problemas de pesquisa.
            É importante que o estudante preocupe-se com a necessidade de tratar os processos de investigação não só com o rigor cientifico que deve ser apresentado, mas também com o compromisso social, sua importância social. Ou seja, uma produção de conhecimento que garanta validade cientifica, e que contribua para o avanço dos processo educativos, estando o aluno comprometido com o processo educativo e tendo a visão clara da importância que seu trabalho pode contribuir para uma mudança significativa .
      Segundo VALE (1998), o princípio mais importante do processo de investigação cientifica possam ser considerados:
       O trabalho cientifica necessita de caracterização do objeto (caracterizar o objeto de estudo com rigor e clareza), para que possa contribuir para o avanço do conhecimento da área estudada; Ao realizar um trabalho cientifico, o pesquisador deve observar que o trabalho científico difere de crenças, sabedoria ou opiniões, fundamentam-se nas observações, descobertas apresentadas, e que podem ser conformadas por outros pesquisadores; É mais do que uma coletânea de dados e informações, exige sistematização de dados e resultados do uso de instrumentos específicos; O trabalho científico parte de constatações existentes rumo a novas descobertas; Articula dialeticamente fundamentação teórica e instrumentos técnicos num processo intelectual e material criativa, realizando, na prática, uma síntese entre ciência e a técnica.
       Mas como fazer este trabalho? Uma das grandes preocupações do estudante a ser enfrentada.
      A Metodologia de Pesquisa é um processo de produção de conhecimentos sobre a realidade estudada. Para auxiliar nesta organização do processo e pesquisa MINAYO(1998), traz três dimensões  que a pesquisa obedece que são: as escolhas teóricas, as técnicas e a criatividade do pesquisador.
      A pesquisa é a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade, considerada uma prática teórica é vincula pensamento e ação. São relacionadas a interesses, são frutos de inserção real com sua razoes e objetivos.
     Sendo que toda a investigação se inicia por um problema, uma questão, uma duvida, uma pergunta, articulada com conhecimentos anteriores, podendo demandar de criações de novos referencias.
     Neste processo de construção encontra-se a teoria que é construída para explicar ou compreender um, buscando assim, um fenômeno, um processo, ou um conjunto de fenômenos e processos. O investigador separa, recorta determinados aspectos significativos da realidade para então trabalhar buscando assim, a interconexão sistemática entre eles.
     Teorias são explicações parciais da realidade. Sua função é de esclarecer melhor o objeto de investigação, ajuda a levantar as questões, os problemas, as perguntas e hipóteses com muito mais propriedade, permite clareza na organização de dados, auxilia na organização de dados, mas não a direciona totalmente para esta.
        As proposições são declarações afirmativas sobre fenômenos e /ou processos segundo Minayo (1998), a teoria deve ter três proposições principais com características:
      Ser capaz de sugerir questões reais; Ser inteligíveis; Representar relações abstratas entre coisas, fatos, fenômenos e/ou processo.
       A teoria utiliza de um conjunto de proposições relacionadas, buscando uma ordem, uma sistemática, uma organização de pensamento, articulada com o real concreto, em uma tentativa de ser compreendida através da reflexão e ação.
     Neste processo trabalhar com a linguagem cientifica das proposições é fundamental para o sucesso do trabalho cientifico, os conceitos podem ser classificados em cognitivas, pragmáticas e comunicativas. Servindo para ordenar os objetos e os processos e fixar melhor o recorte de sua elaboração.
    A linguagem deve ser construída recuperando as suas dimensões históricas e até ideológica. Segundo MINAYI :

“Cada corrente teórica tem seu próprio acervo de conceitos. Para entendê-los, temos que nos apropriar do contexto em que foram gerados e das posições dos outros autores com quem o pesquisador dialoga ou quem se opõe”.( Minayi,1998).

     Formular os conceitos não é tarefa fácil, o desafio da pesquisa é que temos que nos aprofundar em conhecer a organização da pesquisa de um trabalho cientifico, nos aprofundar nas obras de diferentes autores, trabalhar temas que trazem problematizações e que contribua para a construção social.


REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MINAYO, M.C.Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:Vozes,1998.-Ciência,técnica e arte :o desafio da pesquisa social.In:MINAYO,M.C.Pesquisa social: teoria,método e criatividade.Petrópolis :Vozes,1998.
VALE J.M. Educação Científica e Sociedade, In: NARDI, R.(org.).Questões atuais no ensino de Ciências .São Paulo : Escrituras,1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário