quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Educação Infantil - Avaliação


A forma de avaliar na Educação Infantil

Angélica Patrícia Homem

Na Educação Infantil os alunos devem aprender brincando, de uma maneira mais informal, sem exigir perfeição, através de brincadeiras e atividades lúdicas, pois assim o resultado será mais satisfatório para a professora e para o aluno. As crianças nesta idade, demostrou muito interesse nas brincadeiras e na maneira diferente de aprender números letras e até mesmo valores e assim aprendem brincando de maneira muito satisfatória.


A avaliação educacional requer um olhar sensível e permanente do professor para compreender as crianças e responder adequadamente ao “aqui-e-agora” de cada situação. Perpassa todas as atividades, mas não se confunde com aprovação/reprovação.

É um processo gradativo onde o aluno vai aprendendo e crescendo ao longo do ano, a professora vai auxiliando-o e intervindo quando necessário, pois o aluno terá muito tempo para se aprimorar, na faixa etária, dos 5 e 6 anos, de acordo com o plano de estudos da Educação Infantil, os alunos devem saber recortar, colar, utilizando corretamente a cola e tesoura, conviver bem em sociedade, fazer novas amizades, saber ouvir e se expressar, conhecer seu nome e o nome dos colegas, conhecer os números de um a dez, desenvolver habilidades motoras, entre outros, cada aluno tem seu tempo de aprendizagem, é preciso respeitá-lo. Então ao final do trimestre pode-se fazer uma avaliação descritiva que é entregue aos pais em uma conversa informal, assim os pais participam da vida escolar de seus filhos e sabem onde podem ajudar para que este progrida em seus trabalhos.
Logo, o papel do professor é mediar o aprendizado de forma lúdica, trabalhando as primeiras descobertas dos alunos, pois é neste período que ele forma sua personalidade e desenvolve suas habilidades e as aprimora para as próximas etapas escolares.
O professor precisa ter domínio do conteúdo ou das atividades que irá passar, pois se ele está seguro passa tranquilidade aos alunos e assim eles aprendem com mais facilidade, tendo em mente sempre que deve estar aberto a mudanças, pois muitas vezes é preciso improvisar ou mudar as atividades que não estão dando o resultado esperado. Organizar a sala de uma forma que os alunos tenham um ambiente aconchegante e que lhes proporcione momentos de aprendizado significativos.
O professor deve estar sempre se atualizando e buscando novas possibilidades, pois segundo Santos (2010,p.2)

É de primordial importância que o educador crie situações de aquisição do conhecimento para suas crianças, ou seja, oportunidade de contatos com todos os meios possíveis de aprendizado. Cabe ao adulto, organizar o espaço físico, os matérias concreto a serem manipulados e explorados, os momentos de trocas orais constantes com criançada mesma e de diferentes faixa etárias e com adultos, para que assim ocorra as trocas afetivas, os enfrentamentos e a resolução de problemas, percebendo assim , como a criança lida com situações de conflito, desafios e frustrações.

Para isso é preciso que o professor conheça a realidade do aluno, sua comunidade, seu entorno, sua família, tentar trazê-la para participar da vida escolar de seu filho, isso facilitará e muito o trabalho do professor.


Referências Bibliográficas

OLIVEIRA,Zilma de Morais Ramos de. Educação Infantil:Fundamentos e métodos. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, Eliane.A Educação Infantil e o papel do educador. Disponível em:http://educaneuro.blogspot.com.br/2010/02/demanda-de-inclusao-de-criancas-de-0-6.html, acesso em 24/11/2013, às 20h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário