Educação=Família/Escola /Profissional
Ana Luiza Fries
A educação acumula tudo o que é vivenciado pelo ser humano ao longo de sua vida. Tendo essa visão como premissa não tem como dissociar família / escola e o profissional que interage na ação e formação desta pessoa.
Sabemos que existem tantos problemas de estrutura familiar e a perda de valores que a escola passa a ter um compromisso cada vez mais intenso na formação da criança que vai além da aprendizagem cognitiva tendo que aprimorar sempre mais o afetivo. Mas acredito que esta concepção somente terá veracidade se houver uma relação de as duas entidades ocorrendo desta forma um processo de educação eficiente, uma vez que a escola tem o objetivo de complementar o aprendizado familiar. Segundo Paro (2000, p.15)apud Caetano, além de problemas como professores mal formados e outros, a escola tem falhado também e principalmente porque que não tem dado a devida importância ao que acontece fora e antes dela, com seu educando. Vejo que é necessário trabalhar em rede com também outros órgãos (como CRAS, Assistência Social, Conselho Tutelar), priorizando sempre o contato com a família, com intuito de beneficiar as crianças.
É na escola que se iniciam outras relações fora do ambiente familiar, é onde se originam os questionamentos sobre valores tendo também a oportunidade de conviver com outras crianças e adultos, que não são os pais, conseguindo outros exemplos onde possam se espelhar, enfatizando e concretizando sua autoestima e personalidade.
O professor é referencia para a criança, esta profissão vai muito além de transmitir conhecimento, ensinar. É necessário amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatro pilares da educação:aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia. Professor tem que saber ouvir, ser criativo, interagir, ser sensível, afetuoso, não ter preconceitos, ser flexível saber lidar com diferentes situações. Ser professor é amar o que faz e com quem convive.
A área da Educação é a mais importante ao meu ver, pois ninguém terá como seguir um caminho sem passar por ela. A educação engloba o aprender e ensinar, integra o que aprende com o que vive e vice-versa, reflete na ação do ser humano, não esquecendo os aspectos, social, emocional e físico.
Devemos utilizar os obstáculos da nossa vida tanto profissional como particular, para construir aprendizados e procurar soluções para as adversidades. Temos sim, que ter o discernimento em não expor os nossos problemas nas atitudes e comportamentos no meio profissional. As adversidades em nossa vida nos tornam mais sensíveis, delicados e compreensivos. Tenho um lema em minha vida e acredito nele “QUEM NÃO APRENDE NO AMOR APRENDE NA DOR”, sou prova viva disso.
Acredito em tudo que vivemos tiramos lições de tudo. Penso que já nascemos com o dom de nossa profissão, isso para quem é educador por amor, que faz das dificuldades os aprendizados para vida. Mas não basta gostar, necessitamos cada vez mais, procurar ser melhores como pessoas para sermos melhores profissionais.
EDUCAMOS PELO EXEMPLO E NÃO SOMENTE POR PALAVRAS.
Referências:
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010a [1986]
Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-familia-na-educacao-da-crianca/32304/ - acessado setembro de 2014

Nenhum comentário:
Postar um comentário